16/04/2010

[*Empr RMC*] | boa notícia | Geração de Vagas na RMC é a mais alta desde 2004

By


twitter
Siga-nos no Twitter. Confira as Novidades e outras vagas!
http://twitter.com/empregosrmc
EMPREGOS RMC - REGIAO METROPOLITANA DE CAMPINAS - SP
GRATUITAMENTE - TODO DIA NO SEU EMAIL - SUA VAGA ESTÁ AQUI!
Acesse e Confira: http://br.groups.yahoo.com/group/empregos_RMC
[ recomende o Empregos RMC para um(a) amigo(a) ]

Nível de emprego volta a crescer
16/04/2010
 
Em 2010, a Região Metropolitana de Campinas (RMC) registrou a melhor geração de empregos em um primeiro trimestre desde 2004. São 18.596 postos de trabalho abertos, conforme os dados do Cadastro de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Somente no mês de março, foram mais 6.934 trabalhadores com carteira assinada, o que também representa o melhor resultado no período.

O acumulado dos três primeiros meses do ano teve um saldo 662,5% acima do primeiro trimestre de 2009. Segundo o coordenador do Departamento de Economia da Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic) e assessor da Secretaria Municipal de Emprego e Renda, Laerte Martins, a significativa diferença se explica pelos dois momentos distintos vividos pela economia nos dois períodos. "No ano passado, o primeiro trimestre foi bastante delicado e teve um balanço negativo, com muitas demissões. Já agora estamos vivendo um aquecimento da economia e um momento muito bom em termos de geração de empregos. A projeção é que o ano feche com saldo de 35 mil novos postos, se mantiver este ritmo", afirmou.

Comparando apenas o mês de março, a diferença é ainda mais gritante. A alta foi 2.374,7% acima do ano passado, quando houve um déficit de 292 vagas na região. O saldo do mês representou um crescimento de 0,68% sobre o estoque de mão de obra e de 24% em relação a fevereiro.

O segmento que se destacou neste mês foi o de serviços, que gerou 3.482 postos. Ou seja: foi responsável por mais da metade do saldo de empregos de março. O avanço foi 137,2% superior a março de 2009 e de 26,7% em relação a fevereiro. Na sequência, a indústria criou 1.668 postos e a construção civil apresentou um saldo de 640 vagas. "Serviços e indústria estão vivendo momentos muito bons, superando significativamente os números de 2009 e alavancando a geração de empregos na região. A construção civil, por sua vez, teve uma leve retração em relação ao ano passado, mas continua apresentando números que podem ser considerados muito bons", avaliou Martins.

Depois de dois meses em baixa, o comércio se recuperou e teve um saldo de 462 postos. "É um setor que historicamente apresenta saldo negativo nos dois primeiros meses do ano, mas já começa a se recuperar por conta da Páscoa e com a proximidade do Dia das Mães", disse.

Campinas

Levando em consideração os dados relativos apenas a Campinas, o mês de março teve saldo de 2.313 novos postos de trabalho formal. Para a cidade, foi o segundo melhor resultado desde 2004, já que em 2008 o número havia sido superior, com 2.562 trabalhadores registrados. As vagas do município correspondem a 33,4% do total das geradas na RMC.

Assim como na região, o segmento de serviços, que criou 1.546 vagas, foi o destaque na geração de empregos. A indústria veio em seguida, com 354 contratações. Até agora, o segmento, que foi o que mais perdeu vagas como efeito da crise econômica mundial do ano passado, já acumulou 1.567 novos postos no ano e mostra que está em recuperação. O comércio contratou, em março, 206 trabalhadores e a construção civil apresentou saldo de 111 vagas.

Tendência deve ser mantida a curto prazo

É possível que o Brasil esteja vivendo um ciclo virtuoso em que o mercado de trabalho realimenta o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e este gera ainda mais empregos. A opinião é do coordenador de Estudos de Mercado de Trabalho no Rio do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Lauro Ramos.

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério de Trabalho registrou geração recorde de postos de trabalho no País para um primeiro trimestre
(+657.259) e para o mês de março (+266.415). Segundo Ramos, o Caged mostra um quadro de "solidez", já que o aumento dos empregos é espalhado por todos os setores, e que se deve à recuperação da economia e às expectativas favoráveis em relação ao PIB.

O especialista lembrou que o mercado de trabalho, pela alta da massa salarial, influiu para a expansão de 4,1% do consumo das famílias em 2009 ante 2008. Este foi o principal componente positivo do PIB e impediu uma queda maior que a de 0,2% no ano passado, um dos melhores desempenhos do mundo em comparação com outros países.

"Agora, mantém-se esse pilar (consumo das famílias) e reforçam-se outros pilares como exportações e indústria. Isso dá a ideia de realimentação positiva — o mercado de trabalho sustentou o PIB, agora o PIB cresce, aumenta a demanda agregada, que rebate no mercado de trabalho. São realimentações positivas que conduzem tanto para o crescimento econômico quanto para o mercado de trabalho", afirmou Ramos.

Cauteloso, o especialista comentou que "talvez seja um pouco cedo para dizer com certeza que estamos em ciclo virtuoso porque o termo é muito forte, mas as condições são extremamente favoráveis". Observou ainda que a tendência é de manutenção da grande geração de emprego nos próximos meses, "a não ser que surja um fato novo".
 
Autor: Renan Magalhães
Fonte: Correio Popular

=====================================================
Empregos RMC - Região Metropolitana de Campinas-SP

http://br.groups.yahoo.com/group/empregos_RMC/



__._,_.___


O SUCESSO DO EMPREGOS RMC É O SEU TAMBÉM!
-----------------------------------------

Para enviar mensagens: empregos_rmc@yahoogrupos.com.br

Para entrar no grupo: empregos_rmc-subscribe@yahoogrupos.com.br

Para sair do grupo: empregos_rmc-unsubscribe@yahoogrupos.com.br

(*) Tanto para entrar como para sair do grupo, é necessário responder ao email enviado automaticamente pelo Yahoogrupos.

Mensagens para o Moderador: empregos_rmc-owner@yahoogrupos.com.br

PARA ACESSAR A PÁGINA DO EMPREGOS RMC ACESSE
--------------------------------------------
http://br.groups.yahoo.com/group/empregos_RMC/

LEMBRETES:
- O grupo não aceita anexos!
- Ao final das mensagens, não esqueça de sua assinatura eletrônica, com nome e email.




Suas configurações de e-mail: E-mail individual |Tradicional
Alterar configurações via web (Requer Yahoo! ID)
Alterar configurações via e-mail: Alterar recebimento para lista diária de mensagens | Alterar para completo
Visite seu grupo | Termos de Uso do Yahoo! Grupos | Descadastrado

__,_._,___

Vaga em destaque

Atendente call center home office - Brasil - 10 VAGAS URGENTES SP (DESTAQUE)

Vaga de Emprego: Atendente call center home office  Estado:  SP   Empresa:  W.S. call center   Atribuições do cargo: atendente c...

Vagas SP por cidade: